O uso de APIs não oficiais para integração com o WhatsApp, como o Chatme, pode estar sujeito a riscos de banimento de números. O WhatsApp adota políticas para regular o uso da plataforma e conta com mecanismos de monitoramento para identificar possíveis infrações..
Este documento tem como objetivo esclarecer os principais fatores que podem levar ao bloqueio ou banimento de números, bem como sugerir boas práticas para mitigar esses riscos.
O WhatsApp investe fortemente na detecção e prevenção de spam. Caso um número receba três ou mais denúncias de spam em um curto período (cerca de 10 minutos), ele pode ser banido automaticamente.
O envio excessivo de mensagens sem uma taxa de resposta equivalente pode ser interpretado como comportamento suspeito. Se um número está enviando muitas mensagens e recebendo poucas respostas, ele pode ser considerado um spammer e sofrer sanções.
Mensagens contendo palavras como "boleto", "PIX", "cartão", entre outras relacionadas a transações financeiras, podem ser sinalizadas automaticamente pelos algoritmos do WhatsApp.
O fator mais relevante para banimentos é o número de destinatários diferentes que um número tenta contatar em um curto espaço de tempo. Mesmo que as mensagens sejam variadas, o envio massivo pode disparar alertas de comportamento irregular.
Números novos, que ainda não possuem um histórico de conversas e começam a enviar mensagens em grande volume logo após a ativação, são altamente propensos ao bloqueio.
Mensagens repetitivas ou enviadas em massa sem variação de conteúdo são detectadas como automatização indevida, o que pode resultar em restrições.
Se um número banido for substituído por outro com a mesma foto, nome e padrão de mensagens, o WhatsApp pode rapidamente identificá-lo e baní-lo também.
Peça para os clientes salvarem seu númeroQuando um contato salva seu número, o WhatsApp entende que a comunicação é mais natural e reduz as chances de bloqueios automáticos.
Evite mensagens massivas sem interaçãoAlterne entre envios de mensagens e recebimento de respostas para manter um histórico de conversa equilibrado.
Diversifique o conteúdo das mensagensEvite copiar e colar o mesmo texto para vários destinatários. Personalize as mensagens para aumentar a taxa de resposta e reduzir o risco de detecção de spam.
Mude os dados do perfil ao ativar um novo númeroCaso precise trocar um número banido, altere a foto de perfil, nome e descrição antes de iniciar o uso.
Monitore seu volume de mensagens e destinatáriosPriorize o contato com clientes que já interagiram antes e evite iniciar grandes quantidades de conversas simultaneamente.
Se um número for banido, é possível solicitar uma revisão diretamente ao WhatsApp, alegando que a restrição está prejudicando sua vida profissional. Muitas vezes, o primeiro banimento pode ser revertido, mas um segundo banimento será permanente.
Em casos de bloqueio de IMEI, o dispositivo não poderá ativar um novo WhatsApp por um período indeterminado.
Para mais informações sobre as políticas do WhatsApp, acesse: Política do WhatsApp
Fale com a gente, ficaremos muito felizes em ajudar e tirar todas as suas dúvidas!
E-mail: atendimento@calcme.com.br
Chat: Disponível no app.calcme.com.br
WhatsApp: clique aqui